terça-feira, 29 de abril de 2014

ÁGUA: QUEM ME AJUDAR A CUIDAR ?

TURMA:Pré II Matutino e Vespertino.                           PROFESSORA: Liana Maria

PROBLEMA: o que precisamos fazer para preservar e cuidar da água?
DUVIDAS E CERTEZAS:

DÚVIDAS

·         POR QUE A AGUA ACABA?

·         DE ONDE ELA VEM?

·         TODO MUNDO PRECISA DE ÁGUA?

·         COMO A ÁGUA CHEGA ATÉ NA TORNEIRA?

·         O QUE PODEMOS FAZER PARA NÃO FALTAR ÁGUA.

CERTEZAS

·         TOMAMOS ÁGUA QUANDO ESTAMOS COM SEDE.

·         PRECISAMOS DELA PARA TOMAR BANHO, COZINHAR, LAVAR O CARRO E  ESCOVAR OS DENTES.

·         MOLHAMOS AS PLANTAS COM ÁGUA.
 
JUSTIFICATIVA:

A iniciativa deste projeto, partiu de uma situação de falta d´água que as crianças presenciaram aqui na instituição no momento da escovação.

 Neste mesmo instante que terminou a água começaram alguns questionamentos, que pretende-se responder no decorrer deste projeto.

 
OBJETIVO GERAL:

Oferecer para as crianças a possibilidade de apropriar-se de conhecimentos sobre a água, sua importância para o planeta e para a saúde, ajudar a preservar esse recurso natural evitando o desperdício e o uso indevido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Descobrir de onde vem a água.

- Sensibilizar para a preservação e qualidade da água.

- Oportunizar para as crianças atividades que despertem hábitos de utilização consciente da água.

- Observar e desenvolver situação que evidencie o uso da água e seu tratamento.

Metodologia:

- Pesquisar com as crianças sobre o ciclo da água

- pesquisa com os pais para que utilizamos a água na nossa casa (desenho)

- Confeccionar um cartaz com recorte de revista (situação cotidianas que usamos água).

- Realizar experiência com água (pesquisar na internet).

 - Caça palavras

- Atividades de alfabetização que promovam o tema.

- músicas com o tema.

- a água tem som? Diferentes sons da água

- história (A gotinha Plim Plim)
 
Conteúdos:

Sociedade e Natureza
- água

- fenômenos da natureza

Música:

- Ritmo

- Elementos da música

CRONOGRAMA: 20 DIAS

AVALIAÇÃO: Se dará por meio de observação e registro de participação e desenvolvimento das atividades realizadas pelas crianças.
 





















 

terça-feira, 22 de abril de 2014

ANIVERSARIANTES ABRIL


FUNCIONÁRIOS

Maria – 09/04

Valmira – 09/04

Isolde – 25/04

Adriana R. – 26/04

Simone – 29/04

Clarice B. – 29/04



                                                   BERÇÁRIO II A

MARIA EDUARDA B. TIRONI – 25/04/2013

 

 

MATERNAL I

DAVI SPÉZIA – 02/04/2012

ARTHUR CAPESTRANO – 05/04/2012

NAUANE CRISTINA BENCKE – 10/04/2012

NICOLE PELLENS – 25/04/2012

NICOLI DE SOUSA – 04/04/2012

RAIANA VITÓRIA S. CABRAL – 09/04/2012

 

 

MATERNAL MISTO

HENRIQUE EGER – 20/04/2011

 

MATERNAL II B

MILLENA PACHER DOS SANTOS – 20/04/2011

POLIANA CISZEWSKI SERVIN – 11/04/2011

 

JARDIM B

IAGO KOSLOPP VAZ – 07/04/2010

MARIA CLARA S. DA COSTA – 22/04/2010

 

PRÉ I - MAT

ISAMU RAINOLDO OTTO ROWEDER – 15/04

 

PRÉ I A - VESP

LILYAN GABRIELI DA SILVA MORAIS – 15/04
                     MARIA VITÓRIA M. S. MADALENA – 12/04/2009









Conhecendo e cuidando do corpo humano

TURMA: Pré I Matutino e Vespertino.

PROFESSORA: Grabriele

 
PROBLEMA: Como fazer com que as crianças aprendam sobre o corpo humano e entendam que este precisa de cuidados?

JUSTIFICATIVA: Entre quatro e cinco anos de idade as crianças começam a desenvolver hábitos importantíssimos para o pleno desenvolvimento humano e a noção de conhecimento do próprio corpo é o primeiro passo para que as crianças se reconheçam como indivíduo, percebendo e aceitando as diferenças, por isso, é fundamental que os alunos tenham um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver noções sobre o corpo humano e os cuidados que se deve ter com o mesmo.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Conhecer e identificar as partes do corpo,
·         Reconhecer os cinco sentidos,
·         Identificar e diferenciar as partes do corpo e dos amigos,
·         Despertar o aluno para bons hábitos de higiene,
·         Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através da higiene corporal e mental para o bem estar.

 CONTEÚDOS:

·         Eixo Identidade e autonomia: corpo humano, higiene, bons hábitos de saúde;
·         Eixo Artes Visuais: Exploração de materiais;
·         Eixo Música: ritmo, expressão corporal;
·         Eixo Linguagem: Contato com a leitura e a escrita;
·         Eixo natureza e sociedade: A criança e o meio social;
·         Eixo Matemática: Números, quantidades;
·         Eixo Corpo e movimento: Expressividade, equilíbrio, movimento, coordenação motora ampla e fina.

METODOLOGIA:

·         Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
·         Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele;
·         Indagação sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?);
·         Utilização o espelho para a importância da percepção do seu EU;
·         Cada criança pode fazer um desenho de si mesma e do amigo;
·         Experiências envolvendo os órgãos do sentido(visão, audição, tato e paladar);
·         Trabalho sobre semelhanças e diferenças das pessoas, identificando as partes do corpo;
·         Desenvolvimento de bons hábitos de higiene: lavar as mãos antes das refeições e usar roupas limpas.
·         Rotina de escovação dos dentes após as refeições;
·         Conversas sobre a necessidade do banho diário;
·         Éticas comportamentais: manter o ambiente em que vivemos limpo;
·         Desenho em texturas variadas;
·          Desenhos com pedaços de barbante, tecidos;
·         Modelagem de objetos com massa de pão;
·         Colagem com figuras livres e prontas;
·         Atividades de impressão: contornos da mão e do pé;
·         Pintura, recorte e colagem;
·         Confecção de boneco de jornal;
·         Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
·         Exploração dos sons produzidos pelo corpo: palmas, assovios, estalar a língua, bater pés, etc;
·         Acompanhamento com o corpo de ritmos musicais;
·         Imitação de sons conhecidos: animais, risadas, ronco, carro, buzina, etc;
·         Atividades como andar, correr, saltar, sentar e levantar no ritmo das palmas ou outra batida;
·         Leitura de histórias;
·         Historinhas com dedoches;
·         Reconhecer pessoas através de imagens;
·         Dramatização dos seus sentimentos e emoções: chorar, sorrir, cantar;
·         Visualizar a escrita da professora;
·         Representação do alfabeto com significado;
·         Utilização de recursos como: CD, TV, DVD;
·         Leitura: escrever palavras e pedir para eles lerem o que pensam que está escrito;
·         Utilização de letras impressas recortadas;
·         Histórias seqüenciadas;
·         Exploração de imagens do corpo humano;
·         Apresentação de imagens diversas de pessoas;
·         Brincadeiras de vestir roupas, sapatos, fantasias e acessórios;
·         Confecção de cartazes em grupo;
·         Estabelecimento de relações entre diferentes espécies de seres vivos: características, moradia, alimentação, cuidado;
·         Exploração dos órgãos dos sentidos, nomeação dos órgãos responsáveis;
·         Atividades práticas, exploração de materiais e desenhos classificando o tempo: noções de calendário (dia, mês, ano), dia e noite.
·         Atividades práticas, exploração de materiais e desenhos classificando a altura: noções de alto e baixo;
·         Contagem oral e quantificação de números;
·         Confecção de vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora;
·         Jogos de quebra-cabeça, de montar, encaixar e empilhar;
·         Brincadeiras livres e dirigidas;
·         Danças e atividades que promovam movimentos para a direita, esquerda, frente e atrás.

 CRONOGRAMA: Aproximadamente um mês (março de 2014)

AVALIAÇÃO: A avaliação será feita através de observação e registro de cada aluno.











sexta-feira, 11 de abril de 2014

TÍTULO: Uma viagem ao universo da Literatura Infantil.

TURMA: MATERNAL MISTO MATUTINO E VESPERTINO

PROFESSORA: JOSIANE,PRISCILA,JORDANA.


PROBLEMA: É possível utilizar a Literatura Infantil, como forma de compreender o mundo e incentivar a leitura?       

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   JUSTIFICATIVA: Desenvolver o hábito pela leitura é um processo constante que vem de muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira.
Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, é quem sabe o benefício que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar nas páginas de um bom livro.
Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer  que a leitura traz, maior será a chance de torna-la um adulto leitor, pensante e crítico socialmente
A literatura infantil , então , deve fazer parte da rotina de adultos e crianças, tanto na escola, quanto em casa, uma vez que através da literatura infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.



         OBJETIVO GERAL: Incentivar o prazer e o valor da leitura, aproximando os educandos da literatura infantil diversas, proporcionando o simples prazer de ler e vivenciar momentos de leitura, fazendo assim que que construam espontaneamente o hábito de ler. Através disso o aluno será capaz de escutar atentamente histórias contadas e manusear livros sem danificá-los e assim desenvolver valores como a obediência, o respeito, o amor, a honestidade, a solidariedade, a bondade, o perdão entre outros.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Ampliar as possibilidades expressivas do corpo;

*Recontar histórias e fatos em sequência;

*Apreciar a leitura de textos apresentados pelas professoras;

*Conhecer diferentes gêneros literários orais e escritos;

*Manusear diferentes tipos de livros;    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

CONTEÚDOS:

*Eu e o outro _Identidade e autonomia

*Comunicação e expressão oral, corporal e escrita_ Identidade e autonomia.

*Ritmos e gêneros musicais_ Música

*Comunicação_ Linguagem

* Observação e conversação sobre imagens e objetos_ Artes visuais




METODOLOGIA:


*Hora do conto diária e leitura de livros;
*Canções das histórias contadas;
*Confecções de painéis dos trabalhos realizados em aula;
*Criar livros de histórias com a participação dos pais, onde as histórias serão enviadas para casa e cada pai ou responsável terá que fazer a caracterização da história.
*Conversa informal sobre valores;
*Dramatização das histórias;
*Encenação de histórias infantis com o auxílio de fantoches, bonecos, fichas etc;
*Pintura de desenhos das histórias dos principais personagens, utilizando materiais diversos;
*Criação do cantinho da leitura;
*Leitura de livros em casa com os pais;
*Confecção de um cenário para dramatizações;
*Contação de história através de objetos diversos;

* Contação de história feita pela orientadora;

*Exposição dos trabalhos realizados durante todo o desenvolver do projeto no seminário da educação infantil;


Avaliação:

*Comunica idéias e sentimentos através das diferentes linguagens;

*Experimenta diferentes materiais;

*Identifica imagens;

*Movimenta- se ao ouvir diferentes sons;

*Explora sons, texturas e imagens dos livros;

*Demonstra prazer em movimentar seu corpo ao ouvir sons diversos;

Avaliação do Projeto Literatura:

O Projeto Literatura está sendo desenvolvido pela turma do maternal misto com a realização de diversas atividades, que instigam nas crianças o gosto por ouvir histórias despertando assim futuros leitores.

Através do Projeto Literatura, estão sendo realizadas diversas atividades como pintura: colagem, contação de histórias, histórias contadas pela nossa orientadora.
Nesse projeto tivemos como proposta a participação dos pais na atividade “A história vai até a sua casa”, onde juntamente com seus filhos os mesmos tinham que fazer a caracterização da mesma, podemos enfatizar essa atividade de forma positiva, pois todos os pais participaram.