quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Projeto “NO MUNDO ENCANTADO DAS HISTÓRIAS”


PROFESSORA: ELENISE

Turma: Pré II mat, II A vesp

JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

As obras literárias nos possibilitam estabelecer relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver os conhecimentos da língua escrita.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens ‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Entrar em contato com diversas histórias infantis;

·         Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;

·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;

·         Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;

·         Avançar na hipótese de escrita e leitura;

·         Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;

·         Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

CONTEÚDOS:

¯ Conto e reconto de histórias;

¯ Interpretação r dramatização;

¯ Práticas de escrita e leitura;

¯ Produção textual coletiva;

¯ Bilhete;

¯ Carta;

¯ Expressão oral e corporal;

¯ Gêneros literários;

¯ Expressividade;

¯ Valores;

¯ Fazer artístico;

¯ Recorte e colagem;

¯ Contagem;

¯ Números e operações;

¯ Raciocínio lógico;

¯ Construção de gráfico;

¯ Agrupamentos;

¯ Brincadeiras e jogos;

¯ Seres vivos;

¯ Alimentação

METODOLOGIA:

$ Leitura das histórias

$ Interpretação oral e escrita;

$ Dramatizar histórias;

$ Construir textos coletivos, utilizando figuras sequenciadas

$ Cruzadinhas;

$ Recorte e colagem de palavras e imagens;

$ Listagem de palavras;

$ Desenhos e pinturas relacionadas com a leitura;

$ Dobradura;

$ Criação e continuação de histórias;

$ Confeccionar fantoches;

$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e corporeidade;

$ Construir um quebra-cabeça da história;

$ Escrita espontânea dos nomes dos personagens;

$ Visita a biblioteca;

$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto que cada criança deverá trazer para sanduíche;

$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu próprio sanduíche)

$ Escrita de uma carta, contando a história da turma;

$ Construir um animal de sucata e apresentar suas características;

$ Construir um gráfico de quantidades de letras das palavras estudadas;

$ Completas as palavras com as letras que faltam;

$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9, 10;

$ Resolução de situações problemas de adição e subtração;

$ Trabalhas com os fonemas e grafemas das letras:          S, R, T, G, L, N, V, Z, X, Q.

 CRONOGRAMA: setembro a dezembro

AVALIAÇÃO:

Será observado se a criança:

·         Participa das atividades, interagindo com o grupo;

·         Demonstra iniciativa;

·         Elabora perguntas respostas de acordo com o contexto;

·         Reconta histórias com as características próximas a original;

·          Participa de atividades de escrita e leitura;

·         Constrói e quantifica números;

·         Associa os sons das letras contidas nas palavras;

·         Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;

·         Respeita as regras de convivência social.

 
AVALIAÇÃO DO PROJETO: Durante este projeto percebi o interesse das crianças pelas histórias, principalmente aquelas que trazem uma carga de suspense. Nas histórias com rimas, as crianças participaram criando rimas e isso possibilitou que brincassem de fazer rimas com tudo ao seu redor. Também a dramatização e caracterização proporcionaram momentos de diversão e criatividade ao grupo.










terça-feira, 19 de novembro de 2013

PROJETO: NÚMEROS


TÍTULO: APRENDENDO OS NÚMEROS E SUAS QUANTIDADES

PROFESSORA: LEDIMARA

Turma:Pré I B matutino, I vespertino

JUSTIFICATIVA: É preciso na faixa etária na qual as crianças do Pré I se encontram iniciar o processo de aprendizagem dos números. Por se tratar de um projeto tão complexo e longo estarei inicialmente trabalhando com as crianças os numerais e suas quantidades do 0 ao 5, para que assim que a aprendizagem ocorrer de forma significativa possamos avançar até a quantidade de 10. Entretanto, se as crianças aprender os números, sua quantidade e sua escrita até o 5, serão fundamental para este projeto, que tem como objetivo iniciar com as crianças a aprendizagem significativa dos números e não apenas conhecê-los.

A Educação Infantil segundo o Plano Municipal de Educação do município de Massaranduba tem o papel de propiciar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos, condições estas que permitam a reflexão em detrimento de apenas técnicas de repetição e memorização.

 
OBJETIVO GERAL: Aprender de forma significativa os numerais e suas quantidades.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Reconhecer os números e sua quantidade inicialmente do 0 ao 5 e gradativamente desafiar as crianças a avançar mais;

- Iniciar a escrita dos números;

- Fazer comparações do número escrito com a quantidade correspondente ao numeral;

 
CONTEÚDOS:

 
MATEMÁTICA:

- Contagem oral;

- Raciocínio lógico;

- Números e operações;

- Comparação, classificação, e seriação.



CORPO E MOVIMENTO:

- Coordenação motora ampla e fina;



ARTES VISUAIS:

- Fazer artístico;

- Exploração de materiais;

 

 METODOLOGIA:

- Realizar atividades de recorte e colagem, (números e objetos correspondentes);

- Utilizar palitos de picolé para realizar comparações de quantidade, agrupamentos e contagem oral;

- Realizar atividades com números pontilhados para iniciar o processo de escrita dos números;

- Iniciar o processo de escrita dos números utilizando como cópia a escrita da professora no quadro com giz;

- Realizar brincadeiras e cantigas envolvendo a contagem oral.



AVALIAÇÃO:

- Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade;

- Identifica números nos diferentes contextos em que se encontra;

- Relaciona à ideia de número a quantidade correspondente;

- Reconhece a escrita dos números;

- Realiza a escrita dos números;

- Reconhece sua idade;

 


CRONOGRAMA: De 09 de outubro a 09 de novembro.

 O projeto foi bem aceito por todas as crianças da turma, no geral as crianças demonstraram bastante interesse e entusiasmo em conhecer os números e suas quantidades.

As crianças já identificam e reconhecem os números em diferentes contextos do dia a dia, como nas brincadeiras, atividades, hora de alimentação, passeios, entre outros.

Existe ainda uma dificuldade por parte das crianças em relação à escrita dos números, porém espero que aos poucos possam superar este desafio e possam desenvolver ainda mais seus potenciais, tanto na escrita como no raciocínio lógico.












terça-feira, 12 de novembro de 2013

TEMA: Criando e Brincando as Sensações vão se despertando.

PROBLEMA: Qual é a sensação de se brincar com coisas diferentes?

PROFESSORAS:  DILVA, SIMONI, ROZANA E ISOLDE.

JUSTIFICATIVA: O projeto sensações parte do princípio, que através da exploração de diferentes materiais, os pequenos materiais ampliam a capacidade. Percebe-se a curiosidade que eles precisam mexer objetos diferentes, a fim de perceber seu formato, textura, sons, pois é através das diferentes sensações que as crianças vão potencializar suas capacidades motoras, sensoriais, cognitivas, simbólicas e sociais.

OBJETIVO GERAL: Estimular a criança a expressar sensações a partir do brincar e dos cinco sentidos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 ü  Deslocar-se no espaço a fim de desenvolver a capacidade motora;
 ü  Possibilitar a liberdade e a auto descoberta na exploração de diversos materiais, aguçando a curiosidade e a experimentação;
 ü  Desenvolver a imaginação;
    ü  Aprimorar os sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão;
 ü  Estimular a percepção visual;
 ü  Perceber o tato;
 ü  Desenvolver a imaginação;
 ü  Participar de situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.

CONTEÚDOS:
 ü  Cuidado com o corpo, exploração do espaço (identidade e autonomia)
 ü  Exploração dos diferentes materiais, observação e conversação sobre imagens e objetos (artes visuais);
 ü  Expressão oral e corporal, canto (música);
 ü  Linguagem oral e corporal (linguagem);
 ü  Família, higiene (natureza e sociedade);
 ü  Equilíbrio, coordenação motora, sensações, controle muscular, pegar, soltar, engatinhar, sentar, andar, manusear (corpo e movimento).

METODOLOGIA:
 ü  Confeccionar um varal de cheiros, como sachês de tule com cravo, canela, perfume, talco infantil.
 ü  Manipular e fazer sons com chaves, colheres de pau, chocalhos e produzir sons: alto, baixo, forte e fraco.
 ü  Esconder o despertador e deixar as crianças ouvirem e depois deixar elas procurar.
 ü  Brincar na areia, brita e grama.
 ü  Desmanchar giz de cera em banho maria e deixar as crianças rabiscarem com o mesmo.
 ü  Com o retroprojetor e uma lanterna fazer com que veja a luz e a sombra.
 ü  Fazer a massagem da “shantala” com um fundo musical.
 ü  Confeccionar um livro das sensações contendo, lixa, canudinhos, palitos de picolé, algodão, tecido, botões.
 ü  Rasgar e amassar papel.
 ü  Caixa surpresa.
 ü  Pintura facial, deixa-las se observar no espelho.
 ü  Escutar a música e observar a reação da criança.
 ü  Fazer o tapete das sensações, tendo como base uma coberta.

CRONOGRAMA: Inicio 15 de julho até outubro, intercalando com dia dos pais e alimentação saudável.

AVALIAÇÃO:
 ü  Comunica ideias através de diferentes linguagens;
 ü  Reconhece sua imagem no espelho;
 ü  Explora com prazer materiais variados;
 ü  Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais como, forma, cores e texturas;
 ü  Manipula brinquedos e materiais sonoros;
 ü  Demonstra prazer em ouvir diferentes sons;
 ü  Balbucia, chora ou ri demonstrando sentimentos;
 ü  Segue visualmente um objeto em movimento.

AVALIAÇÃO:
        Para avaliar é necessário obter informações de que a criança consiga responder a quase todas as atividades desenvolvidas em sala.
       Todas elas tiveram grandes avanços nesse projeto, brincando as sensações vão se despertando, sendo que foi muito interessante e produtivo cada atividade aplicada, todos tinham interesse em pegar, ver, sentir, degustar e até mesmo em entrar e sair de caixas e ao se verem no espelho com os rostos pintados davam um belo sorriso.
     Para tanto conseguimos obter alguns princípios que devem ser definidos como fundamentais, as condições de acolhimento, a capacidade de cuidar, tendo um ambiente que propicie a exploração e o desenvolvimento da autonomia, um uso individual e coletivo que leve em conta as habilidades que as crianças possuem.











quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PROJETO: BRINCANDO COM OS ALIMENTOS – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

TURMA: MATERNAL MISTO
PROFESSORAS: ADRIANA R. E DEBORA F.

PROBLEMA: Como estimular o consumo de bons alimentos para ter uma alimentação saudável?

JUSTIFICATIVA: A alimentação nos primeiros anos de vida tem um papel fundamental, tanto no que se refere à relação social quanto à educação. A educação do gosto deve ser preparada na introdução de novos alimentos, sempre que seja possível, e em novas maneiras de comer alimentos. Uma apresentação variada, que estimulem as sensações tanto visuais quanto olfativas será um bom recurso para que a criança aceite novos alimentos e sabores. Portanto, observando que os hábitos alimentares agem de forma direta no desenvolvimento da criança, trabalharemos este projeto. A criança em seu desenvolvimento precisa consumir alimentos saudáveis diariamente, para isso os pais e a escola necessitam estimular as crianças fazendo com que consumam frutas e verduras, conscientizando as crianças que em um prato colorido podemos encontrar muitas vitaminas.

OBJETIVO GERAL: 

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa, a fim de que os alimentos contribuam para uma vida sadia

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Incentivar aos bons hábitos alimentares;
Identificar as preferências alimentares das crianças;
Conscientizar as crianças sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

CONTEÚDOS:

Saúde e bem estar (higiene e alimentação) - Identidade e Autonomia;
Exploração de diferentes materiais, fazer artístico – Artes Visuais;
Expressão oral e corporal- Música;
Comunicação, linguagem oral, relato de suas vivências – Linguagem;
Higiene ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­– Natureza e Sociedade;
Comparação, classificação, contagem oral – Matemática;
Coordenação motora ampla e fina, sensações (paladar) – Corpo e Movimento.

METODOLOGIA:

Salada de frutas feita com as crianças;
Degustação de verduras cozidas (brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba);
Explorar imagens de frutas e verduras coladas na parede incentivando o consumo;
Fazer bolinho de alface, usando o canteiro da horta;
Fazer salada de alface, usando o canteiro da horta;
Realizar aula passeio até o mercado para visitar o setor de frutas e verduras;
Atividade de colagem explorando as frutas, texturas e os números até 5:
         01 cacho de uva – tampinha de garrafa
         02 abacaxis – raspas de lápis
         03 maçãs – EVA vermelho
04 bananas – arroz colorido
05 laranjas – areia colorida

Contação de histórias: Sanduíche da Maricota, A banana, A doce cozinheira Borboletinha; O piquenique de Nique Pique, João e Maria, Almoço, Come Come, Camilão o Comilão, Sopa de Pedra;
DVD: Sopa do neném (palavra cantada), Fruta é bom demais (turma da Mônica), música Nhock, nhock, Os vegetais;
Fantoche e máscaras de frutas e verduras estimulando o consumo;
Plantar alface na garrafa pet para levar para casa;
Gráfico com o tamanho das crianças;
Piquenique;
Higiene com os alimentos;
Oficina culinária: usar verduras e frutas para enfeitar um prato (centopeia e coqueiros);
Toalha da boa alimentação: cada criança leva para casa um pedaço de tecido com o desenho da fruta ou verdura que a criança gosta, os pais pintam/ enfeitam como quiser, depois montamos uma toalha e usamos para fazer um piquenique.

CRONOGRAMA: 23/09 à 28/10/2013

AVALIAÇÃO:

Come com independência;
Aceita diferentes alimentos;
Explora com prazer diferentes materiais;
Fala sobre as imagens que vê;
Reconhece cores;
Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
Relata fatos e experiências;
Realiza atitudes relacionadas a higiene;
Realiza contagem oral, comparações em diferentes contextos;
Demonstra noções de classificação;
Brinca de contar;
Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo.

AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO:

Foi possível possibilitar para as crianças experiência de provar diferentes tipos de frutas e verduras e incentivar seu consumo, sendo que compreenderam que uma boa alimentação oferece saúde, vitaminas e que ajuda no crescimento. Estes fatos foram possíveis de observar nas rodas de conversas entre as crianças e também em falas que realizaram em suas casas, comentando com seus familiares o que estavam aprendendo sobre alimentos no CEI. Sentir o cheiro, manusear, provar, participar da construção de pratos saudáveis (como a salada de frutas); é vivenciando o concreto no dia a dia que as crianças puderam adquirir mais conceitos sobre frutas, verduras, saúde e boa alimentação.