quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROJETO: O ALFABETO

PROJETO: O ALFABETO
PROFESSORAS: CHEILA, DALVA, JENIFER E LEIDIMARA
TURMA: JARDIM B

TÍTULO: Conhecendo as Letras do Alfabeto

PROBLEMA: Como fazer com que as crianças conheçam e se familiarizem com as letras do alfabeto de uma  forma lúdica e prazerosa?

JUSTIFICATIVA: O espaço escolar tem como princípio básico proporcionar estímulos para o contínuo desenvolvimento da criança.Porém as crianças da Educação Infantil já estão inseridas em um ambiente preparatório, cuja a aquisição de informações acontece naturalmente. As descobertas a que são submetidas as levarão a um conhecimento prévio do que aprenderão no futuro e com mais facilidade.
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem  com as outras pessoas e com o meio em que vivem.( RCNEI, 2002, P.21)

Ao proporcionar experiências concretas de aprendizagens da língua facilita-se o desenvolvimento gradativo das capacidades de comunicação e expressão da criança.
Percebemos que após a professora Leidimara expor as letras do alfabeto na sala as crianças começaram a ter curiosidade em descobrir e querer saber o que era aquilo, principalmente as crianças da manhã que não presenciaram a breve explicação na hora da exposição.
Após uma roda de conversa onde explicamos que eram as letras do alfabeto, e que serviam para escrever as palavras, começaram os questionamentos de saber  qual eram as letras que serviam para escrever os seus nomes, questionamentos estes também apresentados pelas crianças da turma da tarde.
A partir da observação e do interesse das crianças pelas letras resolvemos desenvolver um projeto que irá mostrar a importância de familiarizar a criança com o processo de alfabetização.

OBJETIVO GERAL:
Apresentar o alfabeto e possibilitar a criança um primeiro contato , com a diversidade de letras existentes , propiciando o processo de associação entre elas, de forma lúdica e prazerosa, com o intuito de valorizar a aprendizagem e o encantamento no contato com as letras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
- Realizar diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas;
- Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente, a fim de promover o respeito as obras;
- Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
- Brincar com as linguagens artísticas a fim de expressar seu potencial criativo;
- Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
- Conhecer o universo musical através da produção de obras;
- Participar de brincadeiras musicais;
- Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos , necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e para relatar suas vivências nas diversas situações de interação com o grupo;
- Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;
- Estabelecer contato com a linguagem escrita ( literatura infantil, bilhete, jornal, revista, calendário,ficha com nomes, receitas, música, poesia etc.) a fim de reconhecer a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;
- Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
- Brincar com as letras nos diversos contextos que se encontram para reconhece-lás.

CONTEÚDOS:
Identidade e Autonomia
Nome;
Eu e o outro;
Comunicação e expressão: oral, corporal, escrita;
Artes Visuais
Fazer artístico;
Exploração de diferentes materiais;
Observação e conversação sobre imagens e objetos;
Música
Ritmos e gêneros musicais;
Canto;
Linguagem
Comunicação;
Gêneros textuais;
Linguagem : oral, escrita e corporal.


METODOLOGIA:

- Conversa com as crianças , usando bonecos , gravuras, brinquedos, livros e etc;
- Contação de histórias relacionadas as letras do alfabeto:
* BICHODÁRIO ( Telma Guimarães)
* ALFABETO DOS PINGOS (Mary França e Eliardo França)
* A DE AMOR A DE ABC ( Eloí Elisabet)
* COLEÇÃO CADA LETRA É UMA HISTÓRIA ( Maria Luísa Amorim)
- Jogos relacionados as letras do alfabeto:
* JOGO DO DADO ( LETRAS E IMAGENS)
* DOMINÓ DOS ANIMAIS ( NOMES E IMAGENS)
- Alfabeto maiúsculo exposto na sala mostrar e falar de cada letra relacionando a letra inicial do nome de cada criança;
- Cantar músicas relacionadas com as letras do alfabeto:
* ABECEDÁRIO DA XUXA
* CIRANDA DAS LETRAS ( coleção cada letra uma história)
* ABC DA GALINHA PINTADINHA
- Fazer um livro com cada letra do alfabeto ( cada letra de uma forma diferente);
- Confecção de uma caixinha (leite) com cada letra do alfabeto e dentro dela colocar figuras recortadas relacionadas com a inicial desta letra.

AVALIAÇÃO:
- Atende aos combinados;
- Experimenta diferentes materiais;
- Explora com prazer materiais variados;
- Respeita o seu trabalho e de seus colegas;
- Demonstra avanço no processo de rabiscação ( formas e construção corporal)
- Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores e texturas);
- Movimenta-se ao ouvir diferentes sons;
- Consegue se expressar de acordo com o ritmo musical;
- Canta e realiza movimentos de interpretação musical;
- Participa de brincadeiras musicais;
- Memoriza canções reproduzindo parte delas;
- Reage aos estímulos da linguagem;
- Responde ás perguntas dirigidas;
- Reconhece o som do seu nome;
- Participa oralmente das ações do grupo;
- Demonstra compreensão do uso de novas palavras ( amplia vocabulário);
- Difere letras de desenhos;
- Demonstra capacidade de memorização;
- Reconhece a letra inicial do seu nome;
- Identifica sua letra no alfabeto;
- Identifica sua letra em outros contextos, livros, revistas,cartazes, etc.

CRONOGRAMA: DE 21 DE MAIO A NOVEMBRO (intercalando os outros  projetos que surgirão neste período).




















PROJETO: BRINCANDO COM AS LETRINHAS

TÍTULO: BRINCANDO COM AS LETRINHAS

TURMA: JARDIM A

PROFESSORAS: JURÁRIA, LEIDIMARA, VÂNIA E CARINA

 

PROBLEMA: Tudo pode ser escrito?


JUSTIFICATIVA: Partindo da realidade da sala, onde as crianças têm um grande interesse em conhecer as letras principalmente as letras que fazem parte do seu nome, neste projeto mostraremos que além do nome tudo pode ser escrito e que as letras não estão somente no nome, mas sim encontramos letras em quase tudo no nosso dia a dia. Além disso na faixa etária que nossas crianças se encontram é de suma importância que começamos a introduzir na sua aprendizagem as letras e a importância delas para nossas vidas, que assim reconheçam, aprendam e vão aos poucos aperfeiçoando ainda mais a escrita.

OBJETIVO GERAL: Reconhecer as letras do alfabeto a partir do contato com atividades que envolvam a linguagem oral e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Estabelecer contato com a linguagem oral e escrita em livros, revistas, jornais, literatura infantil a fim de conhecer as letras do alfabeto.
·        Recolher a letra inicial do seu nome no alfabeto da sala.
·        Reconhecer o seu nome em diversas situações do cotidiano.

CONTEÚDOS: IDENTIDADE AUTONOMIA
Comunicação e expressão oral, corporal;
Escrita;
Iniciativa para fazer escolhas;
Nome;
Eu e o outro.

ARTES VISUAIS
Fazer artístico;
Exploração de diferentes materiais.

MÚSICA
Expressão oral e corporal;
Linguagem;
Canto.

LINGUAGEM
Gêneros textuais;
Comunicação.

METODOLOGIA
·        Música da Xuxa: A B Cdário da Xuxa.
·        Cartaz com as letras do alfabeto no chão para que as crianças possam identificar a inicial do nome.
·        Imprimir alfabeto para que as crianças possam colar a sequência do seu nome seguindo a escrita da professora.
·        Livro do alfabeto.
·        Roda de conversa sobre o alfabeto.
·        Atividades de recorte colagem e pinturas.
·        Passeio pela cidade para ver e reconhecer algumas letras.

AVALIAÇÃO:
·        Reconhecer o som do seu próprio nome.
·        Interessar-se pela fala.
·        Participar oralmente das ações do grupo, repete gestos orais ou palavras.
·        Demonstra compreensão no uso de novas palavras.
·        Reconhece a letra inicial do seu nome no alfabeto.
·        Reconhece o seu nome em diversas situações do cotidiano.














ALFABETO NO CHÃO DA SALA

CRIANÇAS COLOCANDO-SE EM FRENTE A LETRA INICIAL DE SEU NOME












PROJETO: A FAMÍLIA

CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR ESTUDAM A HISTÓRIA DA FAMÍLIA ATRAVÉS DE OBRAS DE ARTE
TURMA: PRÉ-ESCOLAR II MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORA: ELENISI

No Pré-escolar Gotinha Sapeca, as turmas do pré-escolar II da professora Elenisi, utilizando-se da obra “A Família” de Tarsila do Amaral observaram algumas das mudanças ocorridas com o passar dos tempos nas famílias.
Analisaram e discutiram sobre as vestimentas, as características, expressões faciais, quantidade de pessoas na família atual e na família presente na pintura de Tarsila do Amaral. As crianças procuraram imagens em jornais e revistas para representar os personagens. Com recorte e colagem, montaram uma nova obra. Também organizaram um cenário e colocaram-se como os próprios personagens, assim fotografamos para posterior visualização.
Durante este trabalho as crianças participaram de outras atividades referente a obra como construção de quebra-cabeça, pintura com guache, desenho, entre outras.
Foi um trabalho que conquistou a atenção das crianças e elas perceberam que em outros tempos a maioria das famílias eram mais numerosas, também as expressões faciais para as fotos modificaram, sendo que atualmente as pessoas sorriem mais.