segunda-feira, 26 de março de 2012

ANIVERSÁRIO CEI IVETE S. SCHMITT

"A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo sonho brilhar."

FELIZ ANIVERSÁRIO

CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT

No dia 23/03 aconteceu a comemoração do aniversário de funcionamento do CEI Ivete S. Schmitt. São 9 anos de atendimento às crianças.
A comemoração aconteceu às 8:00 horas e às 15:00 horas. Durante a festividade tivemos o Hino Nacional e Hino de Massaranduba, o Teatro “O casamento do coelhinho” realizado pelas professoras do Berçário I A e B. Após a apresentação todos foram convidados a cantar os parabéns. Para soprar a vela do bolo foi sorteado um funcionário e uma criança. As crianças puderam saborear o bolo e suco para comemorar está data tão importante.

Parabéns a todos os funcionários e crianças que já passaram e estão fazendo parte do CEI Ivete S. Schmitt.

































sexta-feira, 16 de março de 2012

CRIANDO COM SUCATAS

CRIANDO COM SUCATAS
Turma: Recreação
Professoras: Rosana W., Janina e Suzana

Problema: Qual a importância de se usar sucata no desenvolvimento das crianças?

Justificativa: A brincadeira com sucata favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a construir progressivamente suas aquisições de forma criativa. Uma das vantagens do brinquedo feito com sucata em relação ao industrial é a sua fabricação, o que por si só é uma brincadeira, assim a brincadeira só pode acontecer com a ação da própria criança, contando com a colaboração do professor.
Transformar materiais descartáveis, cria novos conceitos de sustentabilidade, auxiliando na descontaminação do meio ambiente, na preservação da fauna e flora, conscientizando cada indivíduo do planeta a cuidar e respeitar este que é nosso maior bem.
O planeta Terra necessita que todos nós nos unamos em torno de um único desafio: “CUIDAR DO PLANETA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES”
Segundo MACHADO (1995, P.42):
Para brincar de maneira espontânea e criativa, a sucata, os restos, os refugos, a matéria antes de ser elaborada e depois de haver sido usada, é um material muito rico, que não custa nada e que muitas vezes estaria poluindo o meio ambiente, por não ser biodegradável.

Objetivo Geral: Brincar com brinquedos confeccionados com sucata, a fim de desenvolver a imaginação e expressar seu potencial criativo.

Objetivos Específicos:
*Manipular diferentes objetos e materiais, explorando características, propriedades e possibilitando novas descobertas;
*Brincar com linguagens artísticas, a fim de expressar seu potencial criativo;
*Interagir com brinquedos confeccionados com sucatas;
*Desenvolver atitudes de preservação do meio ambiente.

Conteúdos:
*Fazer artístico e exploração de diferentes materiais (artes visuais);
*Consciência ecológica e Meio Ambiente (natureza e sociedade);
*Comunicação (linguagem oral e escrita);
*Valores (identidade e autonomia);

Metodologia:
*Roda de conversa para entender como podemos reutilizar os materiais recicláveis para construir brinquedos e outros objetos e assim preservar o Meio Ambiente;
*Teatro com fantasias criadas a partir de sucatas com apelos educativos para que a criança entenda a importância da reciclagem para o Planeta;
*Literaturas que tragam algo de novo sobre o assunto “reciclar”;
*Criação e brincadeiras com brinquedos confeccionados com o auxílio das crianças durante o ano;
*Buscar junto às famílias informações de como eram os brinquedos de antigamente (principalmente os de seus avós e se eram feitos com sucatas), e se possível trazer um membro de cada família para confeccionar e brincar no CEI com nossas crianças.

Cronograma: Segue durante o ano, intercalando com projetos da instituição.

Avaliação: Observação e anotações descrevendo a reação das crianças ao confeccionarem e brincarem com estes brinquedos. Se realmente a ideia de trocar um brinquedo industrial (mesmo que por um breve momento) foi bem aceita e o que estas experiências contribuíram para o desenvolvimento global da criança.

Referencias Bibliográficas
MACHADO, Marina Marcondes. O brinquedo-sucata e a criança: a importância do brincar. Atividades e materiais. 2. ed.São Paulo:Ed.