terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JARDIM A - UM NOVO AMBIENTE (adaptação)

UM NOVO AMBIENTE
(adaptação)
TURMA: JARDIM “A”
PROFESSORAS: JURÁRIA, LEIDIMARA, CARINA E VÂNIA

Problema: Porque conhecer um ambiente diferente?

Justificativa: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedades, insegurança, angustia, medo e dúvidas em pais, crianças e professores. Não é só a criança que passa pelo processo de adaptação, os familiares que se separam dela também terão de acostumar-se. A entrada da criança na escola, marca a passagem de um convívio em que ela é protegida de tudo e por todos para as regras de uma nova comunidade. A criança precisará de tempo até se sentir parte desse novo ambiente, considerando esse momento muito importante e fundamental desenvolver um trabalho que facilite um ambiente familiar, pensando e planejando atividades que garantam um envolvimento de todos em um ambiente objetivo e acolhedor. A criança precisa saber conhecer esse novo ambiente por necessidade dos pais, também como a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança das crianças. “adaptar-se é deixar-se modificar pelo outro, pelo ambiente, pelo objeto de conhecimento, é deixar o novo entrar e desarrumar o que estava seguro”. (FREIRE)

Conhecimentos prévios:
Dúvidas:
·        Como será esse novo ambiente?
·        Quem vai ser meu novo amigo?
·        O que será que vou fazer no CEI?
Certeza: Que depois do trabalho meus pais virão me buscar.

Objetivo geral: Conhecer este novo espaço, familiarizando-se com o ambiente, com as pessoas que nele se encontram, constituindo vínculos e sentimentos de confiança para que possa estar expressando e demonstrando interesse.

Objetivos específicos:
·        Manifestar confiança no ambiente da instituição, vivenciando um bom processo de adaptação.
·        Utilizar a linguagem oral para conversar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências, sentimentos e para relatar suas vivencias nas diversas situações de interação com o grupo.
·        Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina.

Conteúdos:
1-                 Identidade Autonomia:
·        Adaptação
·        Eu e o outro
·        Exploração do espaço
·        Comunicação e expressão oral

2- Artes visuais:
·        Exploração de diferentes materiais
·        Observação e conversação sobre imagens e objetos

3-Música
·        Expressão oral e corporal
·        Ritmo e gêneros musicais
·        Canto
·        Linguagem 

4- Linguagem
·        Linguagem oral, escrita e corporal
·        Comunicação
·        Gêneros e formas de expressão

5- Natureza e sociedade
·        Família
·        Escola
·        Comunidade
·        Meio ambiente

6- Matemática:
·        Noções de espaços e tempo
·        Contagem

7- Corpo e movimento
·        Expressividade
·        Sensações
·        Equilíbrio

Metodologia:
·        Roda de conversa, acolhendo as crianças, conversando sobre como passaram as férias, o que mais gostam de fazer, de brincar, qual sua brincadeira preferida.
·        Contar historias com fantoches, dedoches a fim de despertar a curiosidade e a imaginação.
·        Cantar e dançar músicas infantis.
·        Realizar atividades de pintura, recorte, colagem, lápis de cor.
·        Realizar brincadeiras lúdicas na sala e ao ar livre, brincando no bosque e no parque, sempre com atenção.
·        Fazer um piquenique onde todas as crianças participa trazendo alguma coisa de casa.
·        Tomar banho de piscina e no chuveiro externo.
·        Brincar no azulejo com tinta guache.
·        Brincadeira na lona com balão.
·        Confeccionar a pulseira da amizade.
·        Pintura de uma flor no vidro da janela da sala.
·        Entregar lembrancinhas.
·        Passear ao redor do CEI.
·        Desenhar na folha sulfite o amigo da sala.
·        Recortar de revistas o que cada criança mais gosta e confeccionar um cartaz.

Cronograma:
23/01/2012 à 29/02/2012

Avaliação:
·        Vivenciar bem o processo de adaptação.
·        Manifestar confiança no ambiente da instituição.
·        Explorar com prazer materiais variados.
·        Manipula brinquedos e materiais  sonoros.
·        Nomeia e identifica objetos.
·        Reconhece som do seu próprio nome.
·        Interage com seres vivos  apresentados,
·        Brinca de contar.
·        Exploração dos diferentes espaços oferecidos pela instituição.




























JARDIM B - ANO NOVO! MUDANÇAS NOVAS!

ANO NOVO! MUDANÇAS NOVAS!


TURMA: JARDIM B MATURINO


PROFESSORAS: Karine Zapellini e Eliane Ranghetti


 PROBLEMA: Como fazer com que a criança se adapte de uma forma agradável às novas mudanças? 


JUSTIFICATIVA: Mais um ano que se inicia e as crianças do Jardim chegam ao CEI (Centro de Educação Infantil) cheias de expectativas e dúvidas. Para os que já freqüentavam fica a expectativa da nova sala, das professoras, dos brinquedos, de novos coleguinhas, etc. Para os que começarão a frequentar as dúvidas de como será o espaço, o que se faz nele, quem serão as pessoas que vão encontrar, o que vão fazer lá. Sendo assim, nós como professoras, estaremos buscando meios de auxiliar as crianças, juntamente com os pais, na adaptação as novas mudanças. Será por meio de atividades prazerosas como brincar, cantar, ouvir histórias, que iremos desta maneira despertar o prazer das crianças de frequentarem o CEI.


OBJETIVOS GERAIS:


- Vivenciar de forma agradável as novas mudanças. Relacionar-se com os colegas e com as professoras para que haja uma boa interação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


- Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração, valorizando ações de cooperação e solidariedade.
- Aprender a conviver no espaço físico do CEI, identificando os locais favoráveis a brincadeira, a descoberta e também os locais que trazem riscos.
- Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência.
- Apropriar-se progressivamente de sua independência, indicando o momento de suas necessidades fisiológicas.
- Brincar com as demais crianças do grupo, do CEI, a fim de interagir e socializar-se. 


CONTEÚDOS:


Identidade e Autonomia:
- Eu e o outro;
- Exploração do espaço;
- Valores;
- Saúde e bem estar (higiene e alimentação);
- Comunicação e expressão oral, corporal e escrita;
Linguagem:
- Comunicação;
Natureza e Sociedade:
- Família;
- Higiene;
Artes Visuais:
- Exploração de diferentes materiais;
Música:
- Interpretação e dramatização musical;
- Canto;
Matemática:
- Contagem oral; 


METODOLOGIA:
- Cantar músicas e gesticular.
- Contação de histórias.
- Assistir DVD´s de filmes ou músicas, na sala ou na videoteca.
- Brincar com massinha.
- Desenhar o que mais gostou na creche.
- Brincar na área externa (parque, parque coberto, bosque, brita, etc.).
- Dança da cadeira.
- Brincar com os brinquedos da sala.
- Interação com turmas de diferentes idades.
- Brincar com as motocas.
- Escovar os dentes após o almoço.
- Acompanhar as crianças até o banheiro ou quando vão tomar água.
- Personalizar um copo. Cada criança recortará uma figura para personalizar um copo que utilizará sempre para tomar água.
- Tomar café em lugares diferenciados como o quiosque do parque, o bosque, etc.
- Tomar banho de mangueira, piscina e chuveiro (área externa).
- Dramatização de histórias.
- Construir regras do grupo. 


CRONOGRAMA:
De 23/01 a 03/02, sendo que será retomado sempre que uma nova criança começar a frequentar o CEI. 


AVALIAÇÃO:


- Expressa satisfação ao realizar algumas ações de higiene (lavar as mãos, escovar os dentes, usar o vaso sanitário).
- Reconhece pessoas do seu convívio (quando ela se aproxima, corre, se expressa, etc.).
- Comunica ideias e sentimentos através das diferentes linguagens.
- Direciona os utensílios de alimentação utilizando-os de forma autônoma.
- Come com independência.
- Aceita diferentes alimentos.
- Reconhece seus colegas de sala e professoras.
- Atende aos combinados.
- Respeita regras simples de convívio social (regras do grupo, cumprimentos).
- Compartilha objetos ou alimentos com outras crianças.
- Brinca com outras crianças.
- Reconhece o ambiente.
- Explora os diferentes espaços oferecidos pelo CEI.
- Chora ou ri demonstrando sentimentos.
- Participa oralmente das ações do grupo.
- Respeita regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpa, por favor, obrigado, com licença, etc.
- Desenha e fala sobre o que desenhou.
- Nomeia e reconhece alguns animais e plantas.
- Experimenta diferentes materiais.
- Explora com prazer materiais variados.
- Respeita o seu trabalho e dos colegas.
- Brinca com formas e cores.
- Demonstra avanço no processo de rabiscação (formas e construção corporal).
- Demonstra prazer em ouvir sons.
- Canta e realiza movimentos de interpretação musical.
- Participa de brincadeiras musicais.
- Participa de momentos de musicalização, jogos cantados e rítmicos.
- Memoriza canções, reproduzindo parte delas.


















JARDIM B - QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?
PROFESSORAS: DALVA E LEIDIMARA
TURMA: JARDIM B VESPERTINO

PROBLEMA: Quem são meus colegas e professoras? 

JUSTIFICATIVA: Como o ano está se iniciando precisamos dar abertura para que nossas crianças possam se conhecer e conhecer as professoras, dificuldade esta apresentada todos os anos pelo período de férias que ficam longe do CEI, e pelo fato de serem crianças, estranham com mais facilidade o espaço e as pessoas, portanto, é preciso que se tenha este período inicial até que haja novamente a adaptação.

          Este ano nossa turma de jardim está composta basicamente pelas mesmas crianças que pertenciam à turma do maternal II do ano anterior, ponto notado como positivo na adaptação das mesmas.

         Entraram no período vespertino, duas novas crianças, que ainda não haviam frequentado o C.E.I, que entretanto, não encontraram dificuldades de adaptação e entrosamento com os colegas e professoras. Esperamos que este período ajude as crianças e suas famílias a se sentirem seguras e confiantes no espaço do C.E.I. 

Objetivo Geral: Proporcionar as crianças o contato e entrosamento com os colegas e professoras, para que possam se sentirem seguras e confiantes neste espaço do Centro de Educação Infantil.

Objetivos Específicos:

Interagir com todas as pessoas da instituição a fim de reconhecer todo o ambiente do CEI e a importância deste espaço para sua vida;
Brincar com as demais crianças do grupo, da instituição a fim de interagir e socializar-se;
Manifestar confiança no ambiente da instituição vivenciando um bom processo de adaptação;
Expressar suas necessidades, desejos, pensamentos e sentimentos, utilizando de seus argumentos, para desenvolver sua autonomia;
Ampliar o círculo de relações sociais, iniciando a aprendizagem de normas de convivência. 

CONTEÚDOS: 

Identidade e Autonomia:
adaptação;
eu e o outro;
exploração do espaço;
comunicação e expressão;
iniciativa para fazer escolhas;
valores;
família;
Artes visuais:
fazer artístico;
exploração de diferentes ambientes;
Música:
canto;
linguagem;
Linguagem:
gêneros textuais;
Natureza e sociedade:
comunidade;
meio;
Matemática:
raciocínio lógico;
noções de espaço e tempo;
Movimento:
expressividade;
controlo muscular; 

METODOLOGIA:
Acolhimento das crianças e suas famílias de forma afetiva;
Recepção e despedida de forma afetiva;
Promoção de situações que transmitam segurança e afeto;
Chamar a criança sempre pelo seu nome;
Utilização de música onde seja possível incluir o nome das crianças;
Danças diversas e brincadeiras de roda;
Roda de conversas onde cada criança é livre para demonstrar seus sentimentos;
Estímulo para estabelecer vínculos afetivos com colegas e professoras;
Brincadeiras de faz de conta utilizando histórias e fantoches;
Situações onde a criança fale sobre sua família;
Desenho de como a criança se vê fisicamente, logo depois comparação com a foto de cada uma.

CRONOGRAMA: Visto que a grande maioria das crianças já frequentava o CEI, e as duas novas crianças não encontraram dificuldades de contato e convivência tanto com os colegas como com as professoras, este projeto terá apenas três semanas de duração para ser realizado.
Dias 23/01 á 10/02/2012.

AVALIAÇÃO:

Manifesta confiança no ambiente da instituição;
Vivenciou bom processo de adaptação;
Reconhece pessoas de seu convívio;
Comunica idéias e sentimentos através dos diferentes linguagens;
Vocaliza em respostas aos estímulos;
Reconhece seus colegas de sala e professoras;
Atende aos combinados;
Respeita regras simples de convivência (regras do grupo);
Brinca com outras crianças;
Reconhece o ambiente.