sexta-feira, 25 de novembro de 2011

BIBLIOTECA ITAÚ CRIANÇA

BIBLIOTECA ITAÚ CRIANÇA

O CEI Ivete Spézia Schmitt e o pré-escolar Gotinha Sapeca agradecem ao Sr. Luis Henrique Guimarães, pai do aluno Nicolas do pré-escolar II A vespertino, e ao Banco Itaú pela entrega dos livros da coleção Biblioteca Itaú Criança.
A Biblioteca Itaú Criança é comporta por 100 livros cuidadosamente selecionados pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o gosto pela leitura.
“Investir na educação faz parte da nossa convicção de que todos podemos e devemos contribuir para a melhoria da vida das pessoas. Esse é o caminho para a construção de um país melhor, que compartilha com todos suas conquistas sociais, econômicas e ambientais.” (Fundação Itaú Social, 2011)
São ótimos exemplares, com temas variados, que atendem a faixa etária das crianças do nosso CEI e pré-escolar. Com certeza usaremos muito estes livros para contação de histórias e trabalhos realizados com as crianças.





quinta-feira, 24 de novembro de 2011

VISITA AO ZOOLÓGICO

VISITA AO ZOOLÓGICO
Pré-escolar Gotinha Sapeca

No dia 17 de novembro as 06 turmas do pré-escolar Gotinha Sapeca realizaram uma visita ao zoológico de Pomerode.
Durante a visita puderam conhecer diferentes animais, com as quais as crianças não tem contato no seu dia a dia. Observaram suas características e um pouco de sua maneira de viver, conhecerem seus nomes e mais algumas informações sobre os animais, que foram repassadas pelos professores.
Além de disponibilizar ao visitante observar os animais a existência do zoológico tem o intuito de conscientizar as pessoas de que a vida animal deve ser preservada, sendo ela digna de respeito e zelo.
Atualmente no zoológico de Pomerode vivem mais de 240 espécies, totalizando mais de 1.400 animais. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação.
Foi um momento muito gostoso, onde todos se divertiram, aprenderam, interagiram e tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.










































sexta-feira, 18 de novembro de 2011

AS LETRINHAS DO MEU NOME

TÍTULO: AS LETRINHAS DO MEU NOME
TURMA: JARDIM B
PROFESSORAS: KÁTIA, SUELLIN, TATIANE R.

Problema: Quais são as letras que formam o meu nome?

Justificativa: No dia em que a mãe descobre que está esperando um filho ou até mesmo antes disso acontecer, a mãe já começa a pensar, pesquisar qual será o nome do seu filho. É um momento tão especial, que o nome é escolhido a dedo, tem todo preparo, muitas reflexões e expectativas, não é bem assim escolher um nome para um filho, pois a única certeza que a mãe tem é que o nome será para o resto da vida. Durante toda a gestação, os pais já começam a chamar pelo nome, para uma melhor aceitação da criança ao nascer, colocam-no em várias partes do quarto, nas toalhinhas e até chegam a tatuar em seus corpos, sem explicações para esse sentimento, não é?
Então, como não fazer com que aprendam, compreendam todo o contexto de seu nome, como tudo começou, pois sabem como é seu nome, mas não sabem do porque o têm. Saber o significado, o valor do nome para os pais e principalmente como escrevê-lo, é importante e valioso, pois é sua identidade, a marca que seus pais deixaram em seu filho. O nome é a palavra que identifica alguém, sendo ela, a sua referência social.

Conhecimentos Prévios:

Dúvidas:
  • Quantas letras têm meu nome?
  • Quais são as letras do meu nome?
  • O que meu nome significa?
  •  Por que tenho este nome?

Certezas:
  • Não sei escrever meu nome.
  • Ele tem letras do alfabeto.
  • Existem outras palavras com a inicial do meu nome.

Objetivo Geral: Estabelecer contato com o traçado das letras a fim de enfatizar a escrita do seu nome.

Objetivos Específicos:
  • Explorar e utilizar os movimentos de recorte e rasgar, picotar para desenvolver a coordenação motora fina;
  • Estabelecer contato com a linguagem escrita (fichas com o nome, alfabeto) para que reconheça a função social da escrita e apropriar-se de algumas noções de letramento;
  • Manipular diferentes objetos e materiais, para incentivar a memorização das letras do nome;
  • Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
  • Cantar diversas músicas a fim de desenvolver a memória musical;
  • Utilizar a contagem oral em brincadeiras ou situações que envolvam seu nome;
  • Reconhecer a 1ª letra do nome dos amigos;
  • Conhecer um pouco mais sobre o dia da consciência negra, através de histórias;
  • Conhecer as belezas naturais de Massaranduba, bem como o título de capital Catarinense do arroz, abordando as letras que se encontra no nome do município.

Conteúdos:
·      Identidade e autonomia: eu e o outro (nomes);
·      Movimento: coordenação motora fina;
·      Linguagem: oral e escrita, comunicação;
·      Natureza e sociedade: meio ambiente (Massaranduba);
·      Artes visuais: fazer artístico, exploração de diferentes materiais, elementos constituintes da linguagem visual (linha, pontilhado);
·      Música: canto;
·      Matemática: contagem oral, raciocínio lógico, número.

Metodologia:
·         Roda de conversa;
·         Interação com outras turmas;
·         Música;
·         Histórias;
·         Massinha de modelar;
·         Papel picado;
·         Recursos tecnológicos;
·         Estimulação;
·         Material impresso;
·         Rasgar e colar;
·         Recortar e colar;
·         Pintura no azulejo;
·         Entrevistas;
·         Alfabeto móvel;
·         Palito de dente, churrasco;
·         Sucatas;
·         Culinária;
·         Brincadeiras livres e dirigidas;
·         Pintura e desenho;
·         Carimbos;
·         Contagem;
·         Jogos;
·         Observação;
·         Pintura facial;
·         Tapete do alfabeto;
·         Recursos naturais (folhas, arroz, pedras...);
·         Tinta guache;
·         Anelina.

Cronograma: 24 de outubro à 02 de dezembro

Avaliação:

  • Atende aos combinados;
  • Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
  • Estabelece relação entre palavra e sentido;
  • Difere letras de desenho;
  • Demonstra capacidade de memorização;
  • Descreve ações de figuras e desenhos;
  • Reconhece algumas letras;
  • Memoriza canções, reproduzindo parte delas;
  • Consegue contar as letras do nome;
  • Faz o traçado das letras com segurança;
  • Consegue escrever o nome;
  • Reconhece o nome de outros colegas.

Atividades para desenvolver:
·        Tentativa de escrita do nome;
·        Nome pontilhado;
·        Passar o dedo com tinta em cima do nome;
·        Recortar de revistas as letras do nome;
·        Encontrar o nome no meio de palavras com a mesma inicial;
·        Ligar o nome a desenhos que comecem com a mesma letra;
·        Quebra-cabeça com o nome: (ex: Bruno: b-r-u-n-o);
·        Várias letras misturas, encontrar somente as que têm no nome;
·        Alfabeto-móvel;
·        Com a massinha de modelar, fazer o nome ou a primeira letra do nome;
·        Com palito de picolé, montar a 1ª letra do nome;
·        Preencher com guache a 1ª letra do nome;
·        Preencher com papel, 1ª letra do nome;
·        Culinária: com massinha comestível, fazer a 1ª letra do nome, assar e degustar;
·        No azulejo, tentar escrever o nome; várias tentativas;
·        Colar recursos naturais no nome;
·        Com tampinhas de garrafa, cada criança irá colocar em cima da ou das letras do nome no tapete alfabético;
·        Escrever no rosto da criança a 1ª letra do seu nome e no outro lado a de um amigo que escolher;
  • Belezas Naturais: Montar um rio com peixes e nos mesmos o nome das crianças ou arrozeira com marrecos e nos mesmos o nome;
  • Com arroz tingido, reproduzir algo da natureza, flores, peixes, marrecos, árvores referente a Massaranduba; cada criança escrever seu nome na atividade;
  • Consciência negra: cada criança colorir sua boneca e enfeitar como quiser e dar um nome a ela;
  • Histórias que envolvam o tema;


Atividades para casa:
  • Trazer figuras com a inicial do nome;
  • Trazer o nome feito com tampinhas, feijões em um papel;
  • O significado do nome;
  • Como aconteceu a escolha do nome;
  • Transformar o nome em desenho.