sexta-feira, 24 de junho de 2011

MEIO AMBIENTE: PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

MEIO AMBIENTE: PRESERVAR TAMBÉM É COISA DE CRIANÇA

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Dia 05 de junho é o dia do Meio Ambiente, vamos preservar. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir muito com o mundo.
Quando falamos de meio ambiente o Brasil é privilegiado, é um país com muita diversidade de espécies, tanto na fauna como na flora. Temos uma riqueza imensurável de recursos naturais. Água abundante, solo rico, e biodiversidade. Além de ser motivo de orgulho, deve também representar muita responsabilidade preservar tudo isso. Cada vez percebem-se os efeitos da falta de consciência humana na preservação do meio ambiente e isso fica bem evidente quando observamos os vários fatores que causam a destruição: poluição, o uso abusivo dos recursos naturais, expansão urbana e industrial, caça predatória, desmatamento, entre outros fatores que fazem com que a natureza seja prejudicada.  O lixo também influencia, e muito, a destruição do meio ambiente. Grande parte do lixo que produzimos fica no meio ambiente sem receber tratamento adequado, provocando a poluição que pode durar muitos séculos e acarretar vários problemas.
Por todos estes fatores a questão ambiental está em evidência. As pessoas vêm percebendo que preservar o meio ambiente é uma questão de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maior a chance de despertar a consciência pela preservação. Por isso a educação para a preservação deve começar já na educação infantil. Devemos levar as crianças a explorar o meio ambiente com curiosidade, como ser integrante, dependente e com atitudes de conservação. O meio ambiente e qualidade de vida estão completamente ligados, é preciso colocar em primeiro lugar a natureza porque é dela que sobrevivemos.
Através destas reflexões o CEI Ivete Spézia Schmitt e o Pré-escolar Gotinha Sapeca também contribuíram com o Meio Ambiente desenvolvendo Projetos sobre o tema em suas turmas. Cada turma escolheu uma temática diferente sobre o tema. Algumas turmas trabalharam a reciclagem, outras sobre as árvores, outras sobre desmatamento, etc... Este trabalho aconteceu entre os dias 30/05 à 10/06/2011. Aconteceram passeios à floricultura para compra de flores e plantio no CEI, plantio de mudas de árvores no pomar, incentivo a reciclagem do lixo, aula-passeio para o Hotel Fazenda Santo Antônio para observar ambientes de natureza preservado, recolher lixo nas ruas próximas ao CEI, campanha a favor da preservação do meio ambiente realizada pelas crianças da pré-escola nas ruas próximas do CEI com entrega de sementes de girassol e muito mais atividades que estimulam a preservação do meio ambiente. Também participamos da semana do meio ambiente realizada pela Secretaria da Educação e Secretaria de Agricultura, onde no dia 04/06 plantamos pés de Ipê na Rua 25 de Julho.
"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo".
Jostein Gaarder


quarta-feira, 22 de junho de 2011

LIVRO TAMBÉM É BRINQUEDO: MAIS UM MOMENTO MÁGICO NO CEI IVETE SPÉZIA SCHMITT

No dia 21/06 o CEI Ivete Spézia Schmitt e Pré-escolar Gotinha Sapeca proporcionaram às crianças assitirem uma peça teatral de título "Livro também é Brinquedo", que foi apresentada pelo Sr. Luis Carlos.
A apresentação é feita com fantoches e todos os materiais uttilizados são provenientes de reciclagem.
As mensagens que o peça transmite são a importância do livro na vida das pessoas e que preservar o meio ambiente é muito importante.
Como a insitutição já trabalhou Literatura Infantil no começo do ano e finalizou na semana passada projetos sobre Meio Ambiente esta apresentação veio reforçar tudo que as crianças estudaram com suas professoras.

Estimular a imaginação das crianças, incentivar o hábito da leitura e aproveitar destes meios para conscientizar as crianças sobre a preservação do planeta. Assim acontece a formação das crianças na Educação Infantil, transmitir de maneira lúdica valores importantes para estes pequenos cidadãos.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

BRINCANDO COM AS CORES

Brincando Com as Cores
Jardim B
Professoras: Kátia, Suellin, Tatiane R.

Problema: Qual cor é esta?

Justificativa: Este projeto tem objetivo de fazer com que a criança conheça as cores de forma lúdica, pois elas estão presentes em todos os ambientes em que vive. Nesta fase, é importante proporcionar á criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversas cores que compõe o mundo que rodeia, possibilitando a criança a identifica – lá, pois são curiosas e participativas por estarem em constante processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

Conhecimentos Prévios
Dúvidas: Nome das cores.
Certezas: Que o mundo tem cores.

Objetivo Geral: Identificar as cores sempre relacionando com alguma coisa, para melhor fixação, a fim de que aprendam brincando, aprimorando seu cognitivo durante todo o desenvolvimento do projeto.

Objetivos Específicos:
·        Desenvolver o raciocínio lógico;
·        Identificar as cores;
·        Nomear as cores corretamente;
·        Ampliar o vocabulário;
·        Estimular a coordenações: motora, visual e auditiva;
·        Instigar a criatividade;
·        Socializar através de brincadeiras;
·        Observar imagens a fim de identificar cores;
·        Relatar as cores presentes;
·        Brincar com as linguagens artísticas;
·        Expressar seu potencial criativo;
·        Explorar música que envolva o nome de cores;
·        Desenvolver a memória musical;
·        Fixar as cores;
·        Brincar com as cores nos diversos contextos;
·        Despertar a curiosidade e interesse pelas cores.

Conteúdos:
·        Exploração do espaço;
·        Comunicação e expressão oral e corporal;
·        Expressividade;
·        Coordenação motora ampla e fina;
·        Linguagem oral;
·        Exploração de diversos materiais;
·        Elementos constituintes da linguagem visual;
·        Observação e coordenação sobre as cores;
·        Dramatização musical;
·        Linguagem musical;
·        Comparação e quantidade de cores;
·        Contagem oral;
·        Raciocínio lógico;
·        Cores;
·        Semelhança e diferença.

Metodologias:
·        Relato das cores através da observação de imagens;
·        Culinária de gelatina;
·        Enfeitar a sala;
·        Roda de conversa;
·        Passeio;
·        Brincadeiras com espelhos, revistas;
·        Música, dança;
·        Histórias;
·        Dramatização(fantoches, máscaras);
·        Desenho e pintura;
·        Recursos tecnológicos (DVD, computador);
·        Recortar e colar;
·        Pintura facial;
·        Exposição de trabalhos.

Cronograma: 25/04/11 à 25/05/11

Avaliação:
·        Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
·        Segura, examina e explora objetos de diferentes formas;
·        Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
·        Reage aos estímulos da linguagem;
·        Nomeia e identifica as cores.


































terça-feira, 14 de junho de 2011

O MUNDO DOS DINOSSAUROS

O mundo dos dinossauros
Pré-escolar II A Vespertino
Professora: Shara

Problema: Porque não existem mais dinossauros?

Justificativa:
Ampliando nosso conhecimento sobre os dinossauros, despertando o interesse sobre a evolução e a história de vida em nosso planeta, tornando ainda mais fascinante a história sobre os dinossauros. Com isso terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no nosso planeta a milhões de anos atrás.
         No entanto existem várias teorias sobre a extinção dos dinossauros. Para alguns cientistas, o movimento dos continentes provocou mudanças nas correntes marítimas e o clima do planeta, a temperatura baixou e os invernos ficaram rigorosos. Mas a teoria mais aceita é a que supõem a queda na superfície da Terra de um asteróide. A Terra ficou escura e fria, e muitas plantas morreram. A falta de alimento causou a morte de animais herbívoros e dos carnívoros que deles se alimentavam.
         Esta teoria ganhou grande apoio quando, em 1990 um grupo de cientistas encontrou no México uma enorme cratera com cerca de 180 km de diâmetro. Essa descoberta que forçou a idéia de que realmente um enorme meteorito se chocaria contra a Terra.

Conhecimentos prévios:
Certezas:
·        Que alguns dinossauros comem carne e outros comem vegetais;
·        Os dinossauros existiram há muitos anos atrás e não existem mais;
Dúvidas:
·        Como e onde viviam os dinossauros?
·        Como nasciam os dinossauros?
·        Porque eles sumiram?
·        Do que se alimentavam?

Objetivo Geral:
Ampliar novos conhecimentos através de pesquisas, observações, sobre os dinossauros a fim de que explorem sobre a extinção e a necessidade dá preservação das espécies existentes.

Objetivos Específicos:
·        Compreender o que é extinção e o modo de sobrevivência dos dinossauros;
·        Despertar a curiosidade sobre diferentes espécies de dinossauros;
·        Compreender que cada ser ocupa seu espaço e tem um papel a desempenhar;

Conteúdos:
·        Coordenação motora: ampla e fina (Movimento);
·        Seres vivo e meio ambiente (Natureza e Sociedade);
·        Linguagem: oral, escrita, corporal (Linguagem);
·        Elementos constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas) – (Artes Visuais);

Metodologia:
·        O filho da professora Josiane vem a nossa sala de aula para apresentar os livros e falar um pouco sobre as curiosidades do mundo dos dinossauros;
·        Tarefa para pais e alunos: Pesquisar o nome e as características de uma espécie de dinossauro ou trazer um dinossauro de casa ou fazer um desenho;
·        Confecção de uma maquete do habitat dos dinossauros – construiremos árvores, rios, montanhas;
·        Enfatizar a letra D, recortar em revistas formar palavras que começam com a letra D (nomes dos colegas ou palavras de objetos);
·        Brincadeira achando letrinhas e formando palavrinhas;
·        Como sabemos que os dinossauros existiram se eles foram extintos e ninguém nunca os viu? Explicação sobre os paleontólogos e os fósseis. Irei explicar o que é o paleontólogo, falar sobre seu trabalho e como descobriram os dinossauros;
·        Pesquisar na internet sobre a cadeia alimentar;
·        Faremos uma pesquisa de classificação dos dinossauros herbívoros e carnívoros, algumas curiosidades, vídeos e imagens;
·        Desenvolveremos o raciocínio lógico matemático na questão das quantidades, no caso as patas dos dinossauros, classificando os bípedes, quadrúpedes e comparando suas medidas e formas;
·        A escolha do nome que daremos ao nosso mascote dinossauro;
·        Confeccionar o dinossauro preferido de cada aluno utilizando argila. Depois de pronto serão expostos na maquete;
·        Quebra-cabeça dos dinossauros;
·        Vídeos:
v Jurassik Park;
v Os Dinossauros;
v Vale encantado dos dinossauros;
Em seguida faremos uma roda de conversa;
·        Confeccionar um vulcão de argila e aplicar uma experiência;
v Experiência da erupção das lavas de um vulcão, material:
·        Argila ou massa de modelar;
·        Uma tábua para servir de base do vulcão;
·        Fermento em pó;
·        Vinagre;
·        Anilina culinária vermelha;
v Como fazer:
·     Esculpir um vulcão em argila ou massa de modelar em uma base;
·     No buraco, colocar um pouco de fermento em pó;
·     Colocar algumas gotinhas de anilina vermelha;
·     Jogar o vinagre;

Por que acontece?
Em uma reação química, substâncias misturadas reagem ou se combinam de alguma maneira, formando uma substância nova, diferente das substâncias químicas usadas para produzi-las. Assim, quando o vinagre entra em contato com o fermento (o bicarbonato de sódio), provoca uma reação química que produz um gás. Esse gás liberado pela reação é gás carbônico, que faz a lava do vulcão subir e espirar.

Cronograma:
25/04 a 13/05/2011

Avaliação:
·        Demonstra capacidade de memorização;
·        Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
·        Dramatiza situações vividas;













quinta-feira, 9 de junho de 2011

CORES E FORMAS

Brincando com Cores e Formas
Turma: Maternal II B
Professoras: Adinéia, Dalva, Dolarice, Josiane M.
Problema: Que cor é essa?
Justificativa: Nesta  fase é importante proporcionar a criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas possibilitando assim a criação e a identificação.
Objetivo Geral: Expressar desejos, pensamentos e interesse em descobrir cores e formas através de manuseio e contatos com tintas e demais materiais concretos.
Objetivo Específicos:
·         Identificar cores e formas, nomear cores: amarelo, azul, vermelho e verde;
·         Nomear formas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo;
·         Ampliar vocabulário;
·         Desenvolver percepção visual, auditiva e tátil;
·         Ampliar conhecimento de mundo;
·         Produzir trabalhos de arte utilizando linguagem dos desenhos, da pintura, da colagem e da construção.
Conteúdos:
·         Comparação, classificação, formas geométricas e raciocínio lógico – matemática;
·         Expressão oral e corporal – música;
·         Fazer artístico – arte visuais;
·         Exploração de diferentes materiais;
·         Elementos constituintes (forma e cor);
·         Linguagem oral, escrita, corporal – linguagem;
·         Expressividade e coordenação motora – movimento;
·         Exploração do espaço – identidade e autonomia;
·         Iniciativas para fazer escolhas – identidade e autonomia.
       Metodologia:
·         Desenhar em papel as formas geométricas  (tamanhos grandes);
·         Pintar com guache com as cores que vamos trabalhar azul, amarelo, verde, vermelho;
·         Recortar e colar no chão da sala, cobrir com papel contact transparente.  A partir desta atividade explorar com as crianças os nomes e as formas dos desenhos. Ex. Bruno vai dentro do círculo vermelho e assim sucessivamente;
·         Separando objetos: colocar no centro da sala diversos objetos com as cores trabalhadas e pedir para as crianças separarem e colocarem dentro das cores iguais;
 Não colocar cores que não estamos trabalhando. Ex. Pegar algumas bolinhas da piscina e peças de montar e pedir para que eles colocam dentro das cores indicadas: Círculo está no chão e é vermelho, então pedir para colocar as bolinhas vermelhas.
·         É muito importante durante toda a execução dos trabalhos estar falando as palavras corretas dos nomes das figuras geométricas.
·         Desenhar na cerâmica com tinta guache. Nesta atividade deixar à disposição dos alunos as cores que estamos trabalhando para que eles fiquem a vontade para usar a cor que quiser. Intervir pedindo para fazer desenhos das formas geométricas. Ex. Cássio faz um quadrado azul. Neste momento observar a reação dos colegas;
·         Passeando no CEI – usar todo espaço físico interno e externo para explorar as cores e as formas. Ex. A amarelinha pintada no chão do corredor. No parque, balanço, etc;
·         Fazer passeio até o semáforo para identificar as cores do sinal;
·         Confeccionar um palhaço. Desenhar um palhaço no papel, bem grande, fazer colagem, pintura, recorte de revista. Expor na sala como se fosse um móbile.
Avaliação:
·         Experimenta diferentes materiais;
·         Explora com prazer materiais variados;
·         Brinca com formas e cores;
·         Reconhece algumas cores;
·         Reconhece algumas formas;
·         Explora as possibilidades de transformação e manipulação dos materiais (formas, cores).