segunda-feira, 21 de março de 2011

ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NO C.E.I. IVETE SPÉZIA SCHMITT E PRÉ-ESCOLAR GOTINHA SAPECA

A organização do espaço é uma questão que vem sendo discutida e colocada em reflexão por muitos profissionais da educação devido a sua importância no ensino e aprendizagem das crianças.
Como nos diz Madalena Freire appud Warschauer, 1997, p.31, “o espaço é um retrato da relação pedagógica porque registra, concretamente, através de sua arrumação (dos móveis...) e organização (dos materiais...) a maneira como esta relação é vivida”.
Nos C.E.I. há espaços organizados, pensados, criados e apropriados para as crianças. A configuração espacial pode ter uma proposta de participação entre as crianças. Embora seja importante possuir grande variedade de espaços para as atividades, estes só serão aproveitados se o professor conscientemente fazer o uso para auxiliar no processo educativo.
“O espaço na instituição de Educação Infantil deve propiciar condições para que as crianças possam usufruí-los em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem [...] Deve ser pensado e rearranjado, considerando as necessidades de cada faixa etária, assim como os projetos e atividades que estão sendo desenvolvidas” (RCNEI, 1998, p.69, v.1).
No início do ano as crianças encontram a instituição com paredes vazias, as paredes tanto das salas como das partes externas estão livres e não há nenhum material exposto. Desta forma, ao longo do tempo, o espaço vai ganhando a cara das turmas,  sendo formado pelas produções das crianças e comunicam a história de cada turma, suas descobertas, pesquisas, produções e indagações. São as crianças que constroem os espaços junto com os professores.
Um lugar bonito inspira sentimentos. O ambiente deve ser construído e planejado junto às crianças, com suas ideias e produções que lhes tenham significado. É preciso reconhecer o espaço da sala de aula como seu, sentir-se e reconhecer-se parte deste espaço escolar.
“O espaço pedagógico que respeita e valoriza a criança no seu próprio tempo é antes de mais nada um ambiente espontâneo, seguro e desafiador” (HOFFMANN, 2000, p.39).
É através desta busca do desenvolvimento das crianças que o C.E.I. Ivete Spézia Schmitt e o Pré-Escolar Gotinha Sapeca junto com seus professores e crianças vêm desenvolvendo o trabalho de organização dos espaços, pois tudo o que a criança faz e aprende acontece em um ambiente, em um espaço cujas características desenvolvam a aprendizagem.

Galeria de Fotos